quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

IMARH e ESCRITÓRIO NA PRAIA promovendo a inclusão social dos deficientes visuais


Palestra: Preservação do Meio Ambiente e nossas praias para  
Portadores de Necessidades Especiais – cegos

Local: Chácara no Coatrac IV
Data: 9 de dezembro de 2011

“O pior cego é o do saber”. Esse é o lema da Escola de Cegos do Maranhão (Escema), que há mais de 40 anos trabalha filantropicamente com pessoas com deficiência visual de todo o estado.
No encerramento do ano letivo a Escola de Cegos do Maranhão  foi promovido  um passeio em uma Chácara no Cohatrac IV e convidou  o Projeto escritório na Praia para proferir palestra sobre a conscientização e preservação do meio ambiente, os impactos ambientais  que o lixo provoca  nas Praias e sobre os tipos de lixo de forma adaptada a necessidade deles.
A Palestra foi toda adaptada ao público alvo, sendo totalmente lúdica,  utilizando o som do mar, areia da praia entre outros elementos do ambiente marinho. Além disto, para a identificação e a aprendizagem dos tipos de lixo foi levado alguns tipos para que através do tato eles identificassem qual material e objeto e, os danos que eles provocam, bem como o tempo de decomposição no meio ambiente.
A equipe do Escritório na Praia falou sobre o Projeto e suas ações e, em seguida distribuiu bonés e sacolas personalizadas do Escritório.
No total participaram 25 portadores de deficiência visuais e a maioria deles, mesmo morando em São Luis – Maranhão, nunca foram a praia. A palestrante do Escritório disse que no próximo evento todos serão convidados a participarem da ação na praia.
Os alunos da Escola de Cegos dão exemplos de como suas limitações visuais e o preconceito existente na sociedade não os impedem de sonhar e, o principal, de colocar esses sonhos em prática e dar sua contribuição ao meio ambiente.
Confiram as fotos:










2 comentários: